quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Cristianismo burro no Brasil

Com todo respeito, verdades sejam ditas.
Cheguei à conclusão de que o catolicismo no Brasil é um burro, um jumento. E por isso mesmo tem perdido público, pra não dizer fiéis, pra igrejas tão cristãs quanto, mas com enfoque diferente. E igualmente burras são essas igrejas.
Explico-me.
Num país em que as famílias são desestruturadas e em que o número de mães solteiras é enorme; num lugar onde os poucos pais que existem, muitas vezes fogem de seus filhos ou deles são obrigados a se afastar para ganhar algum dinheiro; e onde no fim das contas as pessoas crescem com mães, avós, tias e irmãs, o povo não tem carência de mãe e, portanto, de Maria. Pra que enfatizar tanto a pessoa de Maria como se ela tivesse sido qualquer coisa além de humana? Os brasileiros já tem marias em casa. Não precisam de mais uma!
Algumas igrejas que se intitulam evangélicas, muito mais espertas, observaram isso. Viram que num meio de filhos da mãe, o que chama a atenção é o pai e passaram a explorar a idéia do Deus Pai, como se só isso ele fosse.Atraíram e tem atraído milhares de filhos da mãe que buscam um pai e que, inconsciente ou conscientemente, passam a transferir para Deus todas as fantasias de pai que sempre tiveram. Mas também não do pai fantasia, super-herói que eles precisam.
E é isso que sustenta os dois tipos de igreja. Os filhos sem pai, que odeiam o pai e que o veem como inacessivel, ficam ali, adorando, venerando a mãe. Já os filhos sem pai, que sempr sonharam com um e que sempre fantasiaram um, vão ali, venerar o Pai.
De qualquer forma, é burrice. De qualquer forma é mentira. De qualquer forma é idolatria.
Os primeiros idolatram Maria e precisam dela pra se chegar a Deus, ou seja, não são de fato cristãos, não precisam do Cristo morto e ressurreto. Os segundos idolatram o deus que eles mesmos criaram, o deus paizão a quem eles não devem nada e com quem querem ter uma relação profunda. Nem por isso são cristaos fiéis também. Eles também não precisam de Jesus, tem por si só e por sua carência livre acesso ao pai que criaram.
Graças a Deus não só de um cristianismo burro o Brasil se faz. Graças a Ele, que é Pai, mas também Justo, Soberano, Senhor, Santo, graças somente a Ele, há também um outro tipo de brasileiro: filho de pai e mãe, filho da mãe, filho do pai, filho de ninguém, mas que sabe que independente se sua história familiar terrena, há o Deus Eterno, por meio de quem todas as coisas foram criadas e para quem todas as coisas existem. Só nesse terceiro cristianismo, a palavra tem real significado. Só conhecendo a Deus e a Maria como eles realmente são, Cristo cumpre seu papel. Só assim, precisamos de Cristo não para cobrir nossos traumas ou para fugirmos deles. Só assim, precisamos de Cristo para vivermos para Aquele que nos criou.
Espero que um dia eu escreva outro artigo,falando de um cristianismo menos burro e mais cristão que domina o Brasil.

2 comentários:

  1. Fantástico, simplesmente!

    ResponderExcluir
  2. SEU CACHORRO , IGNORANTE E BURROO!

    Cada um acredita no que quer seu idiota pre-conceituoso.
    Vc esqueçeu de falar que o Brasil é um Pais de liberdade regligiosa!!!!!

    ResponderExcluir