quarta-feira, 22 de abril de 2009

Família

Eu comecei a pensar nesse assunto ultimamente.
Até um tempo atrás, eu achava que toda família era como a minha: riso fácil, comunhão quase constante, mentes comuns, conversa, conversa, silêncio, choro...
Mas daí eu descobri que nem com todo mundo é assim.
Primeiro eu comecei a observar que há famílias que se desfazem, casais que separam e filhos que ficam divididos, ou sem saber o que fazer, ou tendo bem claro que não gostam do pai ou da mãe.
E ainda mais tarde descobri que há famílias nas quais existe uma falsa união. Vivem juntos e pras outras pessoas parecem muito unidos e felizes, mas, de fato não são.
E ainda mais tarde, eu percebi que há famílias em que não há comunhão alguma, e pouquíssima coisa compartilhada. Famílias nas quais os diálogos são travados, truncados e difíceis e onde o silêncio causa constrangimento.
Acho isso tudo tão triste!!!!!!!!!!
Lembrei de um autor que admiro muito chamado C.S. Lewis. Ele subdivide o amor em algumas categorias, dentre elas, o amor familiar, ou, do grego storge. Pode também ser entendido como afeição e o critério principal que o define é uma familiaridade confortável, um sentir-se em casa e à vontade. É o amor modesto que sentimos por pessoas que temos por certas e esse ter por certo, que é um escândalo para o amor erótico, até certo ponto é considerado correto e adequado no caso de storge. Daí, não sei se corretamente, cheguei à conclusão de que nessas famílias já não existe esse amor familiar.
Acho isso tudo tão triste!!!!!!!!
Eu acho triste demais. Minha família não é perfeita e na verdade está longe disso. Tem dias que tudo o que quero é estar longe deles e sei que eles também, em dias como hoje, querem estar longe de mim, mas a gente se sente à vontade, confortável e nos temos por certos um pro outro. E no fundo, acho que queria que todas as pessoas, ou algumas pessoas, tivessem uma família ao menos parecida com a minha, em que esse amor afetivo não tenha morrido. Mas não é assim.
E onde não há esse amor, não há nenhum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário