quarta-feira, 27 de maio de 2009

Rede Gobo e o Evangelicalismo Brasileiro

Sinto-me obrigada a comentar a série de reportagens que a Rede Globo está trazendo ao ar, essa semana, sobre o evangelicalismo brasileiro.
Veiculadas no Jornal Nacional, as reportagens focam nas obras de cunho social que as igrejas evangélicas sustentam para melhorar o país. São reportagens que mostram parte da realidade e que não denigrem a imagem dos evangélicos brasileiros. Além disso, apresentam uma abordagem histórica fiel e interessante já que esclarecem a muitos telespectadores as origens das igrejas protestantes. Assim, além de informativas, têm um cunho educativo e que retifica a postura anterior da emissora.
A verdade é que fiquei surpresa ao ouvir a manchete ontem. Isso porque, por muito tempo, toda a imprensa brasileira deturpa, num reducionismo cego, a presença evangélica em nosso país. Falo isso porque, até então, observava o ignorar constante de eventos evangélicos e sempre a defesa do catolicismo e o enfoque da Igreja Romana na cultura brasileira.Falo isso porque, até então, observava, quando não o ignorar, a clara zombaria e o notável partidarismo, totalmente desprovido de imparcialidade e justiça.
Assim, manifesto aqui a surpresa e a alegria com as reportagens que estão sendo feitas. E espero que medidas assim se tornem cada vez mais frequentes, não como uma apologia dos evangélicos, mas apenas como demonstração de justiça e fidelidade a todos e como demostração do que é a verdadeira fé cristã, que não se traduz por perigrinações alheias a santuários humanos, por padres pedófilos, nem por mercenários que enganam a população usando aquilo que essa tem de mais frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário