quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cristianismo esquisito

Mexendo no orkut de um amigo meu encontrei a seguinte comunidade "Não somos evangélicos, somos presbiterianos". Daí, como presbiteriana e curiosa, entrei na comunidade e verifiquei os fóruns e discussões.E até agora estou um pouco sem palavras pra expressar o que li.
Acho que a comunidade deveria se chamar " Não somos cristãos, somos presbiterianos" Porque todo, ou quase todo, o conteúdo da comunidade é crítica a outras igrejas e a outros costumes,farisaísmo e falta de ponderação bíblica.
Um dos tópicos, intitulado "Nós não fazemos" merece especial destaque. As pessoas se dão ao trabalho de postar mensagens dizendo que os presbiterianos não batem palmas e não jejuam e não dizem aleluia, como se tais abstinências fossem motivos de alegria e não de choro, como se tais abstinências fossem bíblicas. Como não pude postar na comunidade, exponho aqui o que esses tais presbiterianos não fazem: eles não são modificados pelo agir de Deus e não vivem a liberdade que há na fé cristã e eles não fazem uma diferença positiva no mundo.
Falo isso porque sou presbiteriana e porque cresci em uma igreja em que as pessoas pensavam exatamente assim e se degladiavam por causa de legalismos inúteis, farisaicos, que nada se assemelham ao Cristo vivo, homem-deus. Cresci numa igreja que ensina as crianças todas as histórias da bíblia sem mostrar-lhes por que elas e todos os seres humanos precisamos de Deus, na pessoa de Cristo. Cresci numa igreja que por causa da forma, em detrimento do conteúdo (como a comunidade no orkut), tem hoje pouquíssimos membros, os mesmos de quando saí de lá, e se orgulha em contar que fechou o ano com um saldo positivo no caixa, enquanto o Brasil e o mundo precisam de dinheiro pra que a Palavra seja anunciada. Eu queria perguntar pros orkuteiros da comunidade se na Presbiteriana deles é diferente.
Falo isso porque ainda hoje sou Presbiteriana e frequento uma igreja onde não concordo com tudo, mas onde permaneço porque acredito que em meio às diferenças dos meus irmãos, posso crescer e ajudá-los a crescer. Falo isso, porque antes de ser Presbiteriana, tenho em meu coração o Ser como Cristo que me faz discordar, mas me humilhar. Falo isso, porque sei que sou eu igreja.
O pior é que se parar pra pensar e observar, veremos que isso acontece em quase todas as igrejas. E que outras igrejas se orgulham de não ser presbiterianas e de bater palmas, orar em línguas no culto, etc.
Daí eu me pergunto: que cristianismo é esse, meu Deus? Que tristeza atinge meu coração quando vejo as pessoas mais preocupadas em defender uma denominação do que em defender sua verdadeira bandeira que é Cristo. E que nesse processo se perdem nas verdades bíblicas, ignorando-as, escamoteando-as, deturpando-as. E que nesse mesmo processo, se apegam a números, orgulhando-se deles.
Parece-me que Cristo ensinou condutas tão diferentes! Não era pra gente não olhar a ferpa no olho do outro? Não era pra gente entender que há diferentes dons e que Deus os distribui conforme Seu querer, entre os que são Seus? Não era pra gente ser luz? Não era pra gente ter como mandamento maior amar a Deus e ao próximo? Não era pra gente ser misericordioso, pacificador, moderado e cheio do Espírito Santo?

Ai Ai Ai! Só sei que assim, um dia, de tanto bater, meu coração vai parar!

3 comentários:

  1. Mais uma vez textos ótimos!
    E um detalhe: eu não deixo você ter inveja de mim não: porque você escreve MUITO melhor.
    A.

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que deixei de ser evangélico...tudo isso me enoja!
    tá de parabéns na reflexão pra lá de bem feita.

    gustavo

    ResponderExcluir
  3. Nairzinha, vc mais uma vez me botou pra pensar...
    e concordar com vc em genero, numero e grau...
    as pessoas esquecem q somos nós a igreja e q estamos aqui nao pra "adorar" uma determinda igreja e sim Deus.

    bjos. Layana

    ResponderExcluir