quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Semelhança

Deus disse que nos fez a sua imagem e semelhança. Você acredita nisso? Ele disse também que quer que, a cada dia, nos pareçamos mais com Ele. Acredita nisso também?
Parece que grande parte da população ocidental acredita nisso. Mas a gente sempre pensa que nos assemelhar a Cristo significa sermos bonzinhos como Ele e termos altos padrões morais e de conduta. Acho que isso é certo também.
Hoje, contudo, vejo um outro lado de sermos imagem de Deus e de caminharmos à Sua perfeição. Vejo sermos perfeitos nos amando mais e ligo isso ao sofrimento que, por vezes, temos que sofrer. Parece-me que Ele aproveita nossos sofrimentos para lembrar-nos de quanto Ele sofreu e sofre por nós, já que nos ama. Assim, nos tornamos mais iguais a Deus, mais semelhantes.
Essas últimas semanas, confesso, têm sido de constante sofrimento por aqueles que amo. Sofro porque uns não arrumam emprego, porque outros não acham contentamento. Sofro por aqueles que são zombados, ridicularizados publicamente, e pelos que se entregam a futilidades e vaidades, desperdiçando seu futuro. Sofro por aqueles que me reijeitam e sofro por ser rejeitada, em amor.
Nisso tudo, espero, creio, anseio, estar me tornando mais semelhante a Ele. Sim, porque ouso dizer que, nesses sofrimentos, eu e você, nos assemelhamos mais a Ele. Afinal, não foi isso que Ele fez e não é isso que Ele faz? Ele sofre porque somos ridicularizados, porque estamos desempregados, porque estamos descontentes,porque nos distanciamos e porque é rejeitado por nós, mesmo nos amando.
E mais do que isso ouso dizer que esses sofrimentos nos aproximam dEle, pondo-me a mim e a você em posição de conversarmos e nos relacionarmos melhor com Ele. Porque, afinal, existe verdadeiro diálogo com alguém que não viveu experiências semelhantes às suas, com alguém que não é, em todos sentidos, semelhante a você?

Um comentário: