sábado, 18 de julho de 2009

Tiñta e comunidades

Ha muito o que contar e as ideias estao um pouco desorganizadas, mas vamos la!
A verdade e que pra mim, o que maistem chamado atencao aqui no Peru e a pobreza. Aqueles que me conhecem um pouquinho sabem como meu coracao doi por ver pobreza, por ver criancas sujas, sem roupa, doentes, com as peles cortadas pelo frio e o nariz sangrando por isso tambem. Eu sempre penso no qto temos, no qto eu tenho e em qto mais podemos fazer por uma melhora no mundo.
Alem disso, me impressiona a garra das pessoas que trabalham o dia todo no frio, que trabalham ate a meia noite, um trabalho arduo, para que tenham muito pouco, materialmente falando. Ontem vi uma senhora lavando roupas em um rio, com uma agua congelante e esfregando suas maos com pedra, para poder tirar um pouco das casquinhas. Isso e simplesmente demais pra mim! E duro demais! E sofrimento aoextremo que corta o coracao.
As criancas se alegram tanto, tanto, com uma balinha, com um balao... e com um livrinho que conte sobre DEus entao...param tudo para ler. Os adultos tambem, sedentos por DEus, por paz interior, por alegria e esperanca, leem a biblia cheios de paixao e assim tambem louvam a DEus.
Mas e possivel ver em seus olhos uma melancolia carente. Olhos bacos que comunicam uma baixa auto-estima, uma falta de amor proprio que constrange. Nao se sentem dignos de sentarem a mesa para conosco comerem e nao gostam de ser fotografados. Alguns, nao deixam, aocontrario de nos, brasileiros, aparecidos, q ficamos fazendo pose pras lentes que nos acompanham. Penso como que, assim, por um lado, esses coracoes se aproximam mais de Deus enquanto os nossos, tao cheios de si, ao saem do chao, estao pesados demais pra voar.
Uma menininha chamada Damaris me olha atentatemente por horasa fio, observndo tudo que faco, depois, acho que de tanto pensar e de tanto se perguntar e nao obter resposta, se rende e me pergunta: Por que voce tem o rosto tao branco? Ate entao, pra ela nao existia gente assim no mundo. Que mundo bom o que ela vive, hein? Na ignorancia do racismo, das divisoes do mundo...
E uma mulher, caminha horas a fio, por varios lugares pra amar, pra sentar e descascar batatas com outras,aproximando-se, amando, mostrando a Cristo. A gente vai no cinema ou ajuda o outro a comprar um celular e a se omunicar com os atendentes que falam portugues muito rapido. Todos,a seu jeito, na sua historia, no seu habitat, trabsmitindo o amor de Deus.
E cansa o estar cercado por pessoas o tempo todo... e as muitas cores cansam os olhos tambem.Mas como dizem, ao menos algo ruim tinha que haver... Espero um dia so, um dia no silencio do vento e na palidez das montanhas secas.
E sigo, com vergonha do que sou, com amor no coracao e esperando a perfeicao que chegara, que enxugara dos olhos toda lagrima e que acabara com toda fome e toda diferenca. E com sonhos novos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário