quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chuva e Sol

Lembro-me de um episódio de FRIENDS em que a personagem Mônica,estereótipo de competição, obssessão e compulsão,decide tornar sua casa o melhor lugar para os 6 amigos se reunirem. Para isso, ela limpa a casa toda com exímia dedicação, a decora e faz comidas deliciosas.Mas Monica, de tão cansada e exaurida, cai no sofá e dorme, sem desfrutar da companhia deles.
Lembro-me de outra história, de duas irmãs que recebiam um convidado ilustre. Uma delas opta por comunhão enquanto a outra se atarefa na cozinha com os preparativos da recepção.
Nem Mônica nem Marta escolheram a melhor parte.Ambas se perderam no que achavam que era importante e não guardaram forças para o que era de fato importante. Elas duas, por isso, se cansaram.
A vida cansa a gente e a gente se cansa...
Ela traz de repente o inesperado,concretiza possibilidades até então não cogitadas e então, inesperadamente, o seguro torna-se fonte de medo e o inquestionável se faz por quê.Cansaço...
Outras vezes, é a gente que se cansa.A gente que se ocupa em limpar, polir, arear, cozinhar...pra no fim, dormir no vazio do eu.Mais cansaço...
E de tanto cansar, ou com a vida, ou com a gente mesmo, a gente, na hora da festa, deita e não consegue nada, além de dormir.
Vejo-me a mim...exatamente assim...
Sobrecarregada de obssessões e compulsões. Cansada sobretudo, de minhas tentativas conscientes e inconscientes de ter o meu importante e então, me perder.
Exausta de não crer ou de crer na vida que me convém e que não existe. Exausta de temer...
Deito.Me calo.Ouço palavras de vida eterna.Encontro, então, descanso... ou ao menos,relances de uma graça que me descansará.Nem sempre durmo, mas acordo.
E aí, pode até estar chovendo aqui dentro, mas faz sol ao mesmo tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário